Figurino



Maquiagem




Na pantomima, por se tratar de peças baseadas na mimica, a maquiagem tem a fundamental função de realçar expressões. A maquiagem deve ajudar e tornar mais facil ao público a compreenção daquele sentimento que o personagem quer transmitir: estou triste! estou com fome! que engraçado! estou com vergonha!... etc.
Um mimico bem maquiado faz toda diferença no desenvolvimento e sucesso da apresentação. Aqui estão algumas dicas:

1. Antes de começar a se maquiar lave bem o rosto e passe creme. Isso facilitará na remoção da pintura após a apresentação.

2. Aplique tinta facial branca com o dedo, pincel ou algodão no rosto sem se preocupar com as sobrancelhas ou bigode.

3. Passe talco por cima da tinta facial com auxilio de um pincel. Isso aumentará a resistência e durabilidade da maquiagem.

4. Contorne o rosto, contorne os olhos e pite as sobrancelhas com lapis preto e pinte a boca com batom vermelho ou preto. (tinta facial preta também serve para pintar a boca).

5. Cuidado com o exagero! A maquiagem pode ser personalizada de acordo com o papel do personagem, mas uma maquiagem muito exagerada pode comprometer a principal função da maquiagem: realçar expressões.

6. Para limpar o rosto com maior praticidade retire a pitura da boca primeiro, passe lenço umidecido ou papel higiênico por todo rosto retirando o excesso e depois lave o rosto com água e sabonete.